Controle alternativo de Mycosphaerella fragariae na cultura de morango orgânico (Fragaria vesca)
PDF

Palavras-chave

cavalinha
silício
morango
doenças fúngicas
preparados biodinâmicos.

Como Citar

Alves Bertalot, M. J., Carvalho-Pupatto, J. G., Furtado, E. L., Mendoza, E., Mendes, R. D., & Buso, D. R. (2012). Controle alternativo de Mycosphaerella fragariae na cultura de morango orgânico (Fragaria vesca). Revista Brasileira De Agroecologia, 7(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9999

Resumo

Resumo Dentre os problemas fitossanitários encontrados na cultura de morango, a mancha das folhas ou micosferela causada pelo fungo Mycosphaerella fragariae é um dos mais severos e prejudiciais a seu desenvolvimento e produção. O controle pode ser obtido seguindo alguns cuidados: plantio de variedades resistentes; escolha de um local bem arejado e sem excesso de umidade; além de uso de mudas sadias. Este trabalho faz parte de uma pesquisa participativa e tem como objetivo procurar alternativas viáveis e eficientes para o manejo alternativo e ecológico da cultura de morango. A pesquisa foi desenvolvida no Sítio São José, com produção orgânica/biodinâmica, em Botucatu – SP, Brasil. O desenho experimental foi de blocos ao acaso com sete tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram os seguintes: 1) Água; 2) Preparado de Equisetum arvense; 3) Preparado de Equisetum hyemale; 4) Preparado de Equisetum giganteum; 5) Medicamento homeopático (a base de Equisetum hyemale, D28); 6) Preparado biodinâmico 501; 7) Calda bordalesa. Como resultado geral, não houve diferença estatística entre os tratamentos 2 a 7 no controle de micosferela, mostrando a sua efetividade contra esta doença no ciclo da cultura de morango. Contudo, os tratamentos 3 (preparado de E. hyemale) e 6 (preparado biodinâmico 501) tenderam a apresentar menor número de manchas nas folhas em todas as avaliações realizadas. Palavras-chaves: cavalinha, silício, morango, doenças fúngicas, preparados biodinâmicos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.