Segurança alimentar através da agricultura urbana: um estudo de caso em duas comunidades de baixa renda em Porto Ferreira/SP.
PDF

Palavras-chave

Agricultura Urbana
Sustentabilidade
Segurança Alimentar
Pobreza

Como Citar

Ricarte, J. D., Ferraz, J. M. G., & Borges, J. R. P. (2011). Segurança alimentar através da agricultura urbana: um estudo de caso em duas comunidades de baixa renda em Porto Ferreira/SP. Revista Brasileira De Agroecologia, 6(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9998

Resumo

A agricultura urbana (AU) promove benefícios, em especial o incremento à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Este trabalho identificou e caracterizou agricultores urbanos em duas comunidades periféricas de Porto Ferreira/SP e avaliar a contribuição da AU para a sua SAN. Identificaram-se 91 unidades de AU e se aplicou questionário estruturado em 20% da amostra. Constatou-se que a AU envolve majoritariamente a população de baixa renda do município. Dentre os produtores 83,0% têm origem rural e a principal razão da prática agrícola é a produção para subsistência. A horticultura sem uso de insumos químicos é o sistema predominante, com média de 14 espécies cultivadas. A AU garante acesso a hortifrutícolas para 77,8% dos participantes, complementados ou não pela compra, além de propiciar redução dos gastos com alimentação para a maioria. O excedente da produção é compartilhado com vizinhos e familiares não-residentes Assim, a AU demonstrou ser e relevante à SAN dessas comunidades.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.