Dinâmica de acúmulo de massa e nutrientes pelo feijão-de-porco para fins de adubação verde e o estádio mais adequado para manejo
PDF

Palavras-chave

Canavalia ensiformis
adubos verdes
plantas de cobertura
leguminosa
reciclagem de nutrientes

Como Citar

Padovan, M. P., Motta, I. de S., Carneiro, L. F., Moitinho, M. R., & Fernandes, S. S. L. (2011). Dinâmica de acúmulo de massa e nutrientes pelo feijão-de-porco para fins de adubação verde e o estádio mais adequado para manejo. Revista Brasileira De Agroecologia, 6(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9989

Resumo

O estudo foi desenvolvido em agroecossistemas manejados sob bases ecológicas no Estado de Mato Grosso do Sul, em Dourados (22º16’ S e 54º49’ W, com altitude média de 408 m, em um Latossolo Vermelho distroférrico), no ano agricola 2007/2008 e em Itaquiraí, MS (23º028’ S e 54º011’ W, altitude de 340 m, em um Latossolo Vermelho amarelo) em 2008/2009. O objetivo foi avaliar a dinâmica de acúmulo de massa seca e nutrientes na parte aérea do feijão-de-porco e identificar o estádio mais apropriado para o manejo (corte), com vistas a maximizar o aproveitamento do seu potencial para fins de adubação verde. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. Os parâmetros avaliados a cada 15 dias, correspondendo aos 45, 60, 75, 90, 105, 120 e 135 dias após a emergência (DAE), foram: acumulação de massa fresca e seca, N, P, K, Ca, Mg e enxofre, pela parte aérea. Os resultados obtidos mostram que a leguminosa acumulou elevadas quantidades de massa e nutrientes na parte aérea das plantas e indicam que o estádio mais adequado para o manejo do feijão-de-porco para fins de adubação verde corresponde à formação das primeiras vagens e início da formação dos grãos, pois a partir do florescimento continua acumulando expressivas quantidades de massa e nutrientes, principalmente N, K e Ca, maximizando ainda mais seu potencial para promover melhorias nos solos e benefícios a culturas subsequentes.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.