Caracterização físico-química de misturas de componentes de substrato com resíduo de celulose para fins de produção de mudas
PDF

Palavras-chave

Porosidade total
densidade do substrato
retenção de água
contutividade elétrica
pH

Como Citar

Pagliarini, M. K., Castilho, R. M. M. de, & Alves, M. C. (2012). Caracterização físico-química de misturas de componentes de substrato com resíduo de celulose para fins de produção de mudas. Revista Brasileira De Agroecologia, 7(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9984

Resumo

O trabalho teve como objetivo caracterizar fisicamente combinações de componentes de substrato com resíduo de celulose. Foi desenvolvida no Laboratório de Física do Solo da UNESP – Campus de Ilha Solteira – SP. Foram utilizados três componentes de substrato: areia, solo e composto orgânico (grama batatais + esterco bovino decompostos por 90 dias) e o resíduo de celulose. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com oito tratamentos com três repetições cada. Os tratamentos foram: T1 = resíduo de celulose puro; T2 = resíduo + solo (1:1); T3 = resíduo + areia (1:1); T4 = resíduo + composto (1:1); T5 = resíduo + solo + areia (1:1:1); T6 = resíduo + solo + composto (1:1:1); T7 = resíduo + areia + composto (1:1:1) e T8 = resíduo + solo + areia + composto (1:1:1:1). Foram analisados macro e microporosidade e porosidade total, densidade do substrato, densidade de partículas, capacidade de recipiente, condutividade elétrica e pH. O resíduo de celulose puro se adequou em todas as recomendações físicas de um substrato para produção de mudas, sendo que, em relação à condutividade elétrica recomenda-se misturar resíduo de celulose com solo e areia.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.