Agricultura familiar orgânica e qualidade de vida
PDF

Palavras-chave

qualidade de vida
Agricultura Familiar
Agricultura Orgânica
desenvolvimento rural sustentável

Como Citar

Azevedo, E. de, Schmidt, W., & Karam, K. F. (2011). Agricultura familiar orgânica e qualidade de vida. Revista Brasileira De Agroecologia, 6(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9946

Resumo

A Agricultura Familiar Orgânica, ao se apresentar como um sistema produtivo que objetiva a auto-sustentação da propriedade agrícola, a oferta de alimentos saudáveis e a preservação da saúde ambiental e social, questiona as repercussões negativas do sistema moderno de produção de alimentos e se aproxima da noção de qualidade de vida. Para ilustrar melhor a articulação entre qualidade de vida e Agricultura Familiar Orgânica, buscou-se conhecer as repercussões da adoção de um sistema de produção orgânico sobre a qualidade de vida de agricultores familiares da Associação de Agricultores da Encostas de Serra Geral (AGRECO), em Santa Rosa de Lima, SC. O estudo de campo apresentado nesse artigo ajudou a elucidar a complexidade do conceito de qualidade de vida no meio rural. Ao mesmo tempo, evidenciou a prática da Agricultura Familiar Orgânica como uma estratégia eficaz na promoção de qualidade de vida e de valores sociais nesse meio e permitiu delimitar, com maior segurança, a relação entre as categorias propostas – qualidade e vida e Agricultura Familiar Orgânica. Palavras-chave: .
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.