Indicadores Ecológicos de Sustentabilidade de Unidades de Produção Agrícola do Assentamento Facão – Cáceres, MT, Brasil
PDF

Palavras-chave

Fertilidade do solo
resistência à penetração
transição agroecológica
metodologia Mesmis
agricultura familiar.

Como Citar

Theodoro, V. C. de A., Castro, F. P., & Aburaya, F. H. (2011). Indicadores Ecológicos de Sustentabilidade de Unidades de Produção Agrícola do Assentamento Facão – Cáceres, MT, Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 6(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9945

Resumo

A dimensão ecológica de dez unidades de produção agrícola no Assentamento Facão, Cáceres/MT, foi estudada através da metodologia MESMIS de análise da sustentabilidade de agroecossistemas, aplicando-se questionários contendo onze indicadores aos quais foram atribuídas notas entre zero e dez. A análise química da fertilidade do solo (0-20cm) foi realizada em áreas produtivas e as medidas de resistência à penetração utilizando-se penetrômetro de impacto nas áreas de pastagem. Existe interação entre os níveis de compactação do solo das camadas sub-superficiais das pastagens com a quantidade de unidade animal ha-1, afetando drasticamente a sustentabilidade da dimensão ecológica das UPA’s; entretanto há abertura para a produção orgânica. Como ponto positivo pode-se citar a utilização de matéria orgânica de origem interna, o que possivelmente mantém a resiliência da fertilidade dos solos dos agroecossistemas, apesar da baixa utilização de técnicas agroecológicas e desmatamento de áreas de reserva legal. A metodologia MESMIS é adequada na avaliação da sustentabilidade de unidades de produção agrícola localizadas em assentamento rural.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.