Implantação da Feira Agroecológica da Agricultura Familiar no Município de Cariacica – ES
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
extensão rural
comercialização

Como Citar

Candido Matias, C., Aoki, P. M., & Sodré, F. N. (2010). Implantação da Feira Agroecológica da Agricultura Familiar no Município de Cariacica – ES. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9939

Resumo

A experiência se iniciou em 2007 e, se apoiou na atuação dos extensionistas rurais que organizaram os agricultores familiares em transição agroecológica de Cariacica - ES para participarem do processo de formação da Feira Agroecológica municipal. Portanto, foi estabelecida a Comissão de Feira, que definiu o local, os critérios de funcionamento da mesma e selecionou 24 famílias para serem os feirantes. A Feira foi inaugurada e ampliada em 2008, contendo hoje 12 barracas, sendo acompanhada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Cariacica. As propriedades rurais dos feirantes são assistidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - INCAPER e, estes recebem formação continuada sobre processos agroecológicos, gestão e comercialização. Essas ações foram apoiadas pelo Projeto “Fortalecimento dos Espaços de Comercialização Solidária Através da Agricultura Familiar e Organizações Sociais da Grande Vitória” resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Cariacica, Fundação do Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo - FUNDAGRES, INCAPER e Ministério da Ciência e Tecnologia.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.