Consumo foliar de batata submetida a diferentes tinturas de meliáceas e óleo de nim por adultos de Diabrotica speciosa (GERMAR, 1824) (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE)
PDF

Palavras-chave

Inseticida botânico
antialimentar
Agroecologia

Como Citar

de Medeiros Gonçalves, M. (2011). Consumo foliar de batata submetida a diferentes tinturas de meliáceas e óleo de nim por adultos de Diabrotica speciosa (GERMAR, 1824) (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE). Revista Brasileira De Agroecologia, 6(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9824

Resumo

Testes para avaliar o consumo foliar de batata submetida a diferentes tinturas de Meliaceas e óleo de nim por adultos de Diabrotica speciosa (Ger.) foram conduzidos no Laboratório de Entomologia da Embrapa Clima Temperado, Pelotas, Brasil. Discos foliares de plantas com 30 dias de idade, cultivadas em vaso, foram utilizados nos testes com e sem chance de escolha em ambiente controlado. Para o ensaio com Meliaceas, o teste sem chance de escolha cada placa de Petri (90 mm) contendo um disco de determinado tratamento recebeu um casal de adultos, no teste com chance de escolha cada placa de Petri (140 mm) contendo um disco de cada tratamento recebeu três casais de adultos. Utilizaram-se a mesma metodologia para os ensaios com óleo de nim. Os produtos a base de Trichilia claussenii C. DC. nas concentrações de 10 e 20% obtiveram as menores áreas consumidas no teste sem chance de escolha. No ensaio com chance de escolha as menores áreas consumidas foram nos tratamento com T. claussenii e Cedrela fissilis L. No ensaio sem chance de escolha com óleo de nim, nenhum tratamento se diferenciou da testemunha com água. No ensaio com chance de escolha todos os tratamentos obtiveram valores de consumo menores do que a testemunha com água.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.