Conservação de recurso genético pode ser uma fonte de renda extra para a pequena propriedade
PDF

Palavras-chave

Espinheira santa
agricultura familiar
planta medicinal
reserva legal
dissimilaridade genética.

Como Citar

Souza, J. R. P., Sahyun, S. A., Nixdorf, S. L., Johansson, L. A., & Miranda, L. V. (2009). Conservação de recurso genético pode ser uma fonte de renda extra para a pequena propriedade. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9789

Resumo

Maytenus aquifolium Mart é uma espécie nativa no Paraná indicada para gastrite e para úlcera estomacal que está presente em regiões de subbosque a margem de riachos e rios. O objetivo desse trabalho foi identificar genótipos de três populações de Espinheira Santa na região de Telêmaco Borba pela análise do polimorfismo de DNA utilizando marcadores RAPD. Verificou-se uma diversidade genética entre os indivíduos de 78,23%. Os materiais selecionados poderão ser utilizados para a recomposição de matas ciliares e fonte de renda para as pequenas propriedades.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.