Produção de biomassa e acúmulo de nutrientes em adubos verdes de verão, em cultivos solteiros e consorciados
PDF

Palavras-chave

leguminosas
fitomassa
consórcios.

Como Citar

Almeida, K. de, & Araujo Câmara, F. L. (2011). Produção de biomassa e acúmulo de nutrientes em adubos verdes de verão, em cultivos solteiros e consorciados. Revista Brasileira De Agroecologia, 6(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9770

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos dos cultivos isolados e consorciados dos adubos verdes de verão, crotalária (Crotalaria juncea), feijão-guandu (Cajanus cajan), feijão-de-porco (Canavalia ensiformes), milho (Zea mays), milheto (Pennisetum glaucum) e mucuna-preta (Mucuna aterrimum), na produção de fitomassa, e o acúmulo de nutrientes. O delineamento experimental adotado foi de blocos ao acaso, com quatro repetições, em que os tratamentos constaram dos cultivos isolados das espécies e o consórcio entre o milho e as leguminosas. O feijão-de-porco em cultivo solteiro e consorciado apresentou a maior produtividade de massa fresca e massa seca, seguida do consórcio das leguminosas e do consórcio completo. Ocorreu o maior acúmulo de nutrientes na fitomassa do feijão-de-porco em cultivo solteiro e nos consórcios feijão-de-porco + milho, das leguminosas e do consórcio completo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.