Sistemas Agroflorestais Desenvolvidos por Agricultores Familiares no Território do Baixo Sul da Bahia
PDF

Palavras-chave

Manejo agroecológico
Projeto Onça
SAFs.

Como Citar

Silva, S. X. de B., Silveira, P., Fiaes, G., Viana, T., Almeida, J., & Silva, F. (2009). Sistemas Agroflorestais Desenvolvidos por Agricultores Familiares no Território do Baixo Sul da Bahia. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9733

Resumo

O sistema agroflorestal é uma combinação ecológica e econômica de no mínimo dois cultivos, sendo um deles, uma espécie lenhosa perene, incluindo as palmeiras, em função do tempo e do espaço para incrementar e otimizar a produção agrícola ou agropecuária de forma sustentável. Esta forma de cultivo é encontrada com freqüência na região do Baixo Sul da Bahia e tem como vantagem ao agricultor maior diversificação da renda e do bioma resultando em conservação. No entanto, a sustentabilidade dessa forma de cultivo depende em muito da rentabilidade, que seja possível identificar pela viabilidade econômica das combinações utilizadas pelo agricultor. Assim o objetivo desta experiência foi conhecer a realidade do baixo Sul da Bahia no contexto agroecologico através de relatos de vivências de agricultores familiares do Projeto Onça no município de Taperoá-BA.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.