“Vacas para o Café”: Produção Animal em Propriedades Agroecológicas
PDF

Palavras-chave

Experimentação Participativa
Agricultura Familiar
Sistema Agroflorestal
Conhecimento Tradicional.

Como Citar

Freitas, A. F. de, Passos, G. R., Furtado, S. D. C., Souza, L. M. de, Assis, S. O. de, Silva, B. de M., Bevilacqua, P. D., Mâncio, A. B., Ribeiro, S., Meier, M., & Cardoso, I. M. (2009). “Vacas para o Café”: Produção Animal em Propriedades Agroecológicas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9726

Resumo

O componente animal é importante em sistemas agroecológicos, mas nem sempre sua integração na propriedade ocorre satisfatoriamente. Objetivou-se potencializar a criação animal em 15 propriedades de agricultores/as familiares em Araponga, Minas Gerais. As atividades consistiram de diagnósticos participativos, intercâmbio entre famílias, dias de campo e oficinas, priorizando metodologias que valorizassem o conhecimento tradicional. Como resultados ressaltamos, melhorias nas instalações dos animais; incremento da alimentação das famílias, devido ao aumento da oferta dos produtos de origem animal; aumento da disponibilidade de esterco para as culturas; além da reflexão por parte da equipe envolvida sobre aspectos relacionados à criação animal. O projeto resultou em benefícios concretos à produção animal, potencializando a integração das atividades desenvolvidas nas propriedades, além de apontar a necessidade de investigação de outras questões, como a alimentação alternativa dos animais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.