Qualidade Microbiológica da Polpa de Pequi (Caryocar Brasiliense Camb.) Produzida no Norte de Minas Gerais
PDF

Palavras-chave

Mini-indústria
aeróbios mesófilos.

Como Citar

Oliveira Santos, D., Marçal Borges Moreira, T., de Moura Cruz, A. L., & Nascimento Lopes, P. S. (2009). Qualidade Microbiológica da Polpa de Pequi (Caryocar Brasiliense Camb.) Produzida no Norte de Minas Gerais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9670

Resumo

Com o objetivo de avaliar a qualidade microbiológica da polpa de pequi (Caryocar brasiliense Camb.) produzida na mini-indústria de polpa de frutos do cerrado da comunidade rural de Sambaíba, na cidade de Januária, região norte de Minas Gerais. Foram analisadas em janeiro de 2009 quatro amostras de polpa de pequi e duas amostras da água utilizada no beneficiamento da polpa, no laboratório de microbiologia do Instituto de ciências agrárias da UFMG. As amostras da polpa foram submetidas às análises de pesquisa de Salmonella spp. e contagem de aeróbios mesófilos. As amostras de água foram submetidas a análise de coliformes termotolerantes. Em nenhuma das amostras da polpa foi detectada a presença de Salmonella spp. e não detectou-se coliformes termotolerantes nas amostras de água. Observou-se contaminação da polpa por aeróbios mesófilos acima dos níveis permitidos, representando risco a saúde.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.