Agroecologia, Autogestão, Autonomia: E Quando Tudo Parece Incompatível?
PDF

Palavras-chave

agricultura
Parelheiros
rede colaborativa agroecológica

Como Citar

de Marcos, V. (2009). Agroecologia, Autogestão, Autonomia: E Quando Tudo Parece Incompatível?. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9661

Resumo

O presente relato refere-se à experiência, em execução, do projeto de extensão “Mãosementes conectadas: construindo a rede colaborativa agroecológica de Parelheiros”, financiado pelo CNPq/MDA através do edital 036/2007 e executado sob minha coordenação através da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo. Trata-se da busca de consolidação de um grupo de agricultores urbanos em conversão à agroecologia, localizados de Parelheiros, zona sul da cidade de São Paulo, através de sua inserção como fornecedores em uma cooperativa de consumo de produtos agroecológicos. É também em curso a formação de uma rede colaborativa agroecológica na região, através da consolidação de uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo com o intuito de colocar em contato as mais variadas experiências agroecológicas em andamento na região, em especial aquelas das APAs ali existentes. O grupo de agricultores vem fortalecendo cada vez mais os laços entre seus integrantes e aumentado sua participação ativa nas decisões tomadas pelo projeto, colocando em prática os ensinamentos agroecológicos e também conquistando sua autonomia.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.