Estudo da Utilização da Espécie Bambusa vulgaris na Montagem de Sistemas de Irrigação por Aspersão
PDF

Palavras-chave

sustentabilidade
manejo orgânico
bambu
irrigação
alternativo.

Como Citar

Gomes, D. (2009). Estudo da Utilização da Espécie Bambusa vulgaris na Montagem de Sistemas de Irrigação por Aspersão. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9645

Resumo

O trabalho realizado em unidade experimental da Fazendinha Agroecológica na UFRRJ/Embrapa Agrobiologia, Seropédica – RJ consiste na montagem de um sistema de irrigação por aspersão de pequeno porte através da associação de tubos de PVC e tubos de bambu sem tratamento químico. Utilizando colmos da espécie Bambusa vulgaris usinados com ferramenta rotativa confeccionada artesanalmente a partir da reutilização de materiais metálicos e conexões, de baixo custo feitas com tiras de câmaras de ar, montou-se uma quadra de irrigação contendo quatro aspersores. A quadra montada em tubos de bambu deriva de uma linha de condução de PVC e o sistema é pressurizado por uma bomba de pequeno porte. Também foi feita uma análise econômica estimando a redução de recursos proporcionada pela substituição de dutos de PVC por dutos de bambu na montagem de linhas laterais em sistemas fixos de irrigação por aspersão.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.