Agricultura Sustentável é Possível: Estudos de Casos de Sistemas Produtivos na Região de Londrina-Pr
PDF

Palavras-chave

Meio Ambiente
Agricultura Orgânica
Mandioca de Mesa

Como Citar

Carvalho, N. L. (2009). Agricultura Sustentável é Possível: Estudos de Casos de Sistemas Produtivos na Região de Londrina-Pr. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9627

Resumo

Verificamos que o setor agrícola tem como base principal a análise econômica, porém esta em pauta hoje, é agricultura sustentável. Por isso, é importante voltar os olhares para os agricultores conscientes que procuram a valorização econômica, porém buscam preservar o meio ambiente e colher produtos saudáveis. Isto nos motivou a conhecer experiências de sucesso, as quais são relatadas nestes dois estudos de casos realizados no Norte do Paraná. O primeiro refere-se à produção orgânica de soja, frutas e algumas olerícolas, onde é descrito algumas dificuldades no processo de conversão e também os benefícios, como, por exemplo, vender a soja orgânica com valor 55 % a mais que a convencional. O segundo estudo de caso retrata o cultivo da mandioca de mesa como uma alternativa viável para a agricultura familiar, devido a baixa dependência de insumos externos e por propiciar ganhos econômicos, ambientais e sociais, como foi observado na Comunidade da Usina Três Bocas - Londrina – Pr.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.