Produção de Fitomassa e de Óleo Essencial de Alecrim-Pimenta em Função da Adubação Orgânica.
PDF

Palavras-chave

Lippia sidoides Cham.
cultivo
plantas medicinais
óleo essencial.

Como Citar

Souza de Assis, B. F., de Melo, M. T. P., Martins, E. R., Souza, M. F. de, & Carvalho Junior, W. G. O. (2009). Produção de Fitomassa e de Óleo Essencial de Alecrim-Pimenta em Função da Adubação Orgânica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9625

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes doses de adubo orgânico na produção de fitomassa e no teor de óleo essencial de alecrim-pimenta, cultivado na condição de campo. O experimento foi desenvolvido no Horto de Plantas Medicinais do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado no município de Montes Claros, Minas Gerais. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados com cinco tratamentos, definidos pelas doses de esterco bovino curtido (0, 3, 6, 9 e 12 kg m-2), com cinco repetições, sendo duas plantas por parcela. Após 180 dias, foram avaliados a fitomassa total, teor de óleo essencial e produção de matéria seca. Os resultados foram submetidos à análise de regressão. Observou-se maior produção de matéria seca e fresca quando as plantas foram submetidas a doses de 12 kg de esterco por m2. O rendimento de óleo essencial decresceu com o aumento nas dosagens da adubação orgânica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.