Ocorrência de Dichomeris famulata Meyrick (Lepidoptera: Gelechiidae) na cultura de milho orgânico solteiro ou consorciado com feijão
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
sistema orgânico de produção
dano na espiga
planta hospedeira
parasitóide

Como Citar

Menezes, A. P., Cruz, I., Figueiredo, M. de L., Gangana Castro, A. L., Fernandes da Silva, I., Esteves Ferreira, T., de Souza Paula, C., & Lopes Leão, M. (2009). Ocorrência de Dichomeris famulata Meyrick (Lepidoptera: Gelechiidae) na cultura de milho orgânico solteiro ou consorciado com feijão. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9602

Resumo

A lagarta de Dichomeris famulata (Lepidoptera: Gelechiidae) danifica os grãos e compromete a germinação da semente. Sua ocorrência em milho no Brasil, especialmente em milho orgânico não tem sido evidenciada. No entanto, observações de campo têm sugerido que a praga pode tornar um problema real para o agricultor. Este trabalho teve como objetivo avaliar a ocorrência da praga em espigas de milho cultivado no sistema orgânico, solteiro ou consorciado com feijão. No consórcio milho/feijão a ocorrência de D. famulata foi menor do que no sistema solteiro, porém sua presença foi constante em todas as avaliações, indicando de fato que o inseto pode vir a ser uma praga importante para o milho orgânico.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.