INFLUÊNCIA DAS FASES DA LUA NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE Dichorisandra thyrsiflora MIK. (GENGIBRE-AZUL) E Brunfelsia uniflora (POHL.) D. DON. (MANACÁ-DE-CHEIRO) NA PRIMAVERA
PDF

Palavras-chave

agricultura biodinâmica
lua
espécie ornamental nativa
produção de mudas

Como Citar

Oliveira, M. C., Althaus-Ottmann, M. M., da Cruz, M. R., Leal, L., & Ferriani, A. P. (2009). INFLUÊNCIA DAS FASES DA LUA NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE Dichorisandra thyrsiflora MIK. (GENGIBRE-AZUL) E Brunfelsia uniflora (POHL.) D. DON. (MANACÁ-DE-CHEIRO) NA PRIMAVERA. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9594

Resumo

A influência da lua sobre o desenvolvimento vegetal é um fenômeno constatado, porém, encontra-se ainda marginalizado. Este trabalho objetivou estudar a influência da lua na propagação vegetativa das espécies ornamentais Dichorisandra thyrsiflora e Brunfelsia uniflora. Estacas caulinares herbáceas (D. thyrsiflora) e semilenhosas (B. uniflora) foram coletadas em outubro e novembro de 2008, em Curitiba, PR, cultivadas em viveiro sob sombrite 30%. O experimento foi conduzido num delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos (luas crescente, cheia, minguante e nova) para cada espécie. Após 60 dias foram avaliadas estacas enraizadas, número de raízes formadas, comprimento das três maiores raízes, estacas vivas não enraizadas e estacas mortas. Também foram avaliados os teores de proteínas e açúcares totais no momento da instalação e após 60 dias. Pelos resultados obtidos não foi possível concluir que as fases da lua influenciam no enraizamento de estacas das espécies estudadas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.