Caracterização de pomares domésticos dos agricultores familiares do Norte de Minas Gerais
PDF

Palavras-chave

quintais
alternativas econômicas
fruticultura.

Como Citar

Fonseca, Érida R., Magalhães, H. M., Lopes, P. S. N., Moura, R. C. de, Carneiro, P. A. P., Gomes, J. C., Oliveira, N. C. C. de, Moreira, T. M. B., & Martins, C. de P. S. (2009). Caracterização de pomares domésticos dos agricultores familiares do Norte de Minas Gerais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9589

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar o sistema de produção de frutíferas nos quintais das propriedades rurais na sub-bacia do Rio dos Cochos situado nos municípios de Januária e Cônego Marinho no norte do estado de Minas Gerais. Para tanto, foi elabordo um questionário semi-estruturado que investigou a ocorrência de espécies, destino da produção situação fitossanitária, hidríca e nutricional de todas as plantas presentes nos quintais. A pesquisa foi realizada em seis comunidades rurais, trabalhando-se com uma amostra de 13% das propriedades rurais. Foram utilizados dois entrevistadores, que juntamente com os agricultores, geralmente o mais velho e conhecedor do pomar, levantaram os dados em cada planta existente no pomar. Os dados posteriormente foram tabulados utilizando o programa Excel. Em geral os pomares domésticos apresentam uma média de 47 espécies por quintais, estando 36 em fase de produção, nove na fase juvenil e duas senescentes. A maioria da produção destina-se a consumo da própria família, sendo que os principais problemas dos pomares são a deficiência hídrica e a incidência de pragas e doenças.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.