Produção de Biomassa do Sorgo Forrageiro em relação à Incorporação do Adubo da Independência em sua Formulação Completa e Fracionada
PDF

Palavras-chave

manure
vermicompost
organic fertilization
Sorghum bicolor.

Como Citar

DE SOUZA RAMOS, A. P., Santos, K. S. R., & Sampaio, E. V. de S. B. (2009). Produção de Biomassa do Sorgo Forrageiro em relação à Incorporação do Adubo da Independência em sua Formulação Completa e Fracionada. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9585

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do Adubo da Independência em sua formulação completa e fracionada na produção de biomassa do sorgo forrageiro IPA-467-4-2. O experimento foi conduzido em casa de vegetação com 31 tratamentos, porém apenas os tratamentos que continham esterco, vermicomposto e farelo de trigo em sua formulação apresentaram os melhores resultados. O desenvolvimento do sorgo não foi prejudicado com a retirada de batata doce, melaço, terra de barranco, carvão vegetal, pó de telha, farinha de ossos e fermento da composição do Adubo da Independência. As formulações compostas por materiais orgânicos obtiveram maiores ganhos em biomassa no sorgo, que foram similares ou mais elevadas aos das formulações apenas com ingredientes minerais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.