Avaliação da parte aérea de mudas de gliricidia sepium produzidas sob uma perspectiva agroecológica
PDF ()

Palavras-chave

Substrato
agroecologia
agroecossistemas
ciclagem de nutrientes.

Como Citar

Silva, E. D. da, ÉDER-SILVA, E., & COSTA, A. A. (2009). Avaliação da parte aérea de mudas de gliricidia sepium produzidas sob uma perspectiva agroecológica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9582

Resumo

O rejeito de caulim subproduto das mineradoras que pode ser utilizado na agricultura. Este trabalho objetivou avaliar os efeitos de substratos alternativos utilizando rejeito de caulim no crescimento de plantas de gliricídia. O experimento foi conduzido em condições de viveiro da UFPB/CCA. O delineamento em blocos distribuído em parcela subdividida no tempo nos períodos de 30, 60 e 90 dias, com quatro repetições. Com 8 tratamentos, onde avaliou a altura, diâmetro e número de folhas. Verificou-se que os substratos não proporcionaram diferenças significativas nas alturas das plantas aos 30 DAP, mas aos 60 dias verificou-se que houve diferenças significativas na altura, com a melhor média de 15,87 cm no tratamento TVA3. Contudo, o rejeito de caulim pode ser utilizando até 25% no substrato para produção de mudas de gliricídia.
PDF ()

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.