Ações para implantação de sistemas agroecológicos de produção de leite no município de Palotina – Oeste do Paraná
PDF

Palavras-chave

produção de leite a pasto
transição agroecológica
sistemas de produção

Como Citar

Fülber, V. M., Röder, C., Pastore, A., & Hugo, R. G. (2009). Ações para implantação de sistemas agroecológicos de produção de leite no município de Palotina – Oeste do Paraná. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9577

Resumo

A produção de leite ecológico na agricultura familiar no município de Palotina iniciou em 2006, numa perspectiva de melhoria das condições de vida das famílias, qualidade do leite, redução dos custos de produção, aumento da renda através da produção de leite, e o estímulo de permanência dos jovens nas propriedades. As ações iniciaram com a capacitação da mão-de-obra, incentivo a produção livre de insumos químicos, melhoria das pastagens, incentivo ao uso de homeopatia e fitoterapia para controle de doenças e parasitas como forma de reduzir custos e impactos ambientais. Com os trabalhos realizados nas propriedades mediante assessoria técnica individual, os produtores são orientados de acordo com as necessidades de cada família. Já estão sendo observados resultados positivos na melhoria das pastagens, nas condições estruturais e de fertilidade do solo, no resultado econômico da atividade, especialmente no interesse dos produtores em ampliarem a produção de leite em sistema ecológico.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.