Avaliação do Impacto de Sistemas de Cultivo Agrícola na Diversidade de Formigas
PDF

Palavras-chave

Impacto Ambiental
Bioindicadores
Práticas Agroecológicas.

Como Citar

de Freitas Severino., L. (2009). Avaliação do Impacto de Sistemas de Cultivo Agrícola na Diversidade de Formigas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9576

Resumo

Esse trabalho buscou avaliar se práticas agroecólogicas causam um menor impacto ao ambiente pela manutenção de uma maior biodiversidade. A hipótese testada foi de que sistemas agroecológicos têm maior número de espécies de formigas arborícolas. Não houve diferença significativa do número de espécies entre os sistemas de produção analisados, mas parece haver uma tendência de um maior número de espécies nos sistemas de produção orgânicos. Aparentemente formigas arborícolas não são boas indicadoras de impacto ambiental e da sustentabilidade de sistemas de produção. As espécies de formigas arborícolas coletadas são generalistas, o que pode explicar porque não encontramos diferença no número de espécies, pois a variedade de recursos que existe entre os cultivos analisados levaria a um aumento na quantidade de especialistas. Outro fato que pode explicar os resultados é que pode realmente não haver variação dos recursos para as formigas arborícolas entre os cultivos estudados.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.