Avaliação de variedades de milho no sistema de cultivo orgânico no município de Marechal Cândido Rondon-PR no ano agrícola 2008/2009
PDF

Palavras-chave

agricultura familiar
Zea mays
grãos

Como Citar

Rabbers, D., Tsutsumi, C. Y., Chambó, E. D., Lírio, F. A., Scholz, F., & Laureth, C. V. (2009). Avaliação de variedades de milho no sistema de cultivo orgânico no município de Marechal Cândido Rondon-PR no ano agrícola 2008/2009. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9554

Resumo

O emprego de cultivares crioulas proporciona maior autonomia às famílias, em relação ao sistema de produção orgânico, gera independência de mercado e fortalece a relação entre o trabalho e a gestão das propriedades. Este trabalho tem como objetivo avaliar alguns caracteres agronômicos de diferentes variedades de milho em Marechal Cândido Rondon-PR. O experimento foi conduzido em condições de agricultura orgânica, com delineamento de blocos ao acaso com oito cultivares e quatro repetições. Foram avaliados a altura da planta, altura da inserção da espiga, número total de folhas, número total de folhas abaixo da espiga e a produtividade de grãos. As cultivares não apresentaram diferenças significativas para a maioria dos caracteres avaliados, com exceção do número total de folhas e a produtividade de grãos. A cultivar Língua de Papagaio e OC 202 apresentaram produtividades superiores as demais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.