Sistema Agroflorestal no Assentamento Poções
PDF

Palavras-chave

Preservação
Agroecologia
Recuperação

Como Citar

Cavalcante, F. da C., Ferreira, M. G., & da Silva, M. L. (2009). Sistema Agroflorestal no Assentamento Poções. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9524

Resumo

O Instituto Federal Goiano-Campus Ceres (IFG-Campus Ceres), está localizado na Rodovia GO – 154, Km 03, no município de Ceres-GO. Numa região onde a vegetação nativa vem sendo ameaçada pelo cultivo da monocultura da cana-de-açúcar. Os diversos assentamentos de reforma agrária na região vem sendo assediados pelas usinas de cana para arrendarem suas terras. O Instituto possui um papel fundamental na formação de técnicos que poderão ter uma formação critica e emancipadora, ou poderão ter uma formação dentro do paradigma do capitalismo agrário, e apenas buscarão suprir as necessidades do mercado. Diante da preocupação com o desmatamento e o cultivo de monocultura na região, alunos do curso técnico em meio ambiente implantaram um sistema agroflorestal no Assentamento Poções, este sistema é uma das técnicas da agroecologia que é uma alternativa para a construção do ensino agrícola integrando diversos aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos, gerando benefícios ambientais, sociais e econômicos para todos os assentados e para a comunidade local, tornando visível a possibilidade da sustentabilidade dos recursos naturais nos assentamentos de reforma agrária, uma vez que será possível extrair alimentos, e outros produtos que servirão como fonte de renda para os proprietários, sem degradar os recursos naturais em suas propriedades.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.