Planejamento de Ações Agroecológicas em Comunidades Rurais do Município de Cruz das Almas - BA, Método: DRP
PDF

Palavras-chave

Integração
Agricultura Familiar
Sustentabilidade.

Como Citar

Rezende, R. S. de, Leite da Silva, M. P., Oliveira Souza, U., Almassy Junior, A. A., & da Silva, F. (2009). Planejamento de Ações Agroecológicas em Comunidades Rurais do Município de Cruz das Almas - BA, Método: DRP. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9516

Resumo

O Diagnóstico Rápido e Participativo é um conjunto de técnicas e ferramentas que permite que as comunidades identifiquem problemas e potencializem soluções. O referido trabalho foi desenvolvido em fevereiro de 2007 nas comunidades rurais da “Tapera”, “Corta Jaca”, “Cadete” e “Três Bocas”, contempladas pelo Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER - com enfoque em sistemas agroecológicos de produção agrícola no município de Cruz das Almas. A técnica discorreu em torno de duas metodologias: Mapeamento Participativo e Fluxograma de Produção. Dentre alguns problemas relevantes durante a aplicação do DRP, percebeu-se que o sistema agrário aplicado nestas localidades, é fundamentado no tradicionalismo regional, sem que haja um aprimoramento das práticas conservacionistas para as futuras gerações e de um sistema de produção agroecológico. Concluindo-se que a sua aplicação se fez eficiente na identificação, caracterização e conscientização ambiental das comunidades em estudo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.