Horto Ecológico Vila Cruzeiro do Sul/Porto Alegre: Uma Experiência em Práticas Agroecológicas
PDF

Palavras-chave

plantas medicinais
educação ambiental
conhecimentos tradicionais.

Como Citar

Frasca, L. P., Rekowsky, C. J., & Piccinini, G. C. (2009). Horto Ecológico Vila Cruzeiro do Sul/Porto Alegre: Uma Experiência em Práticas Agroecológicas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9514

Resumo

A saúde das plantas, do solo e das pessoas permeia o ideal agroecológico e sustenta essas relações, harmonizando as pessoas no seu meio. Desde 2007 o horto Ecológico Cruzeiro do Sul busca incentivar práticas saudáveis no cuidado com a terra e as pessoas. Através de um projeto de extensão desenvolve-se, desde 2008, oficinas com crianças. Procura-se assim aproximar as crianças do mundo natural, além de valorizar as tradições familiares de cultivo e uso de plantas medicinais. O objetivo geral da ação é oportunizar a indivíduos e grupos experiências saudáveis através de atividades que envolvam cultivo e uso de plantas medicinais. Para tanto busca-se 1) destacar a auto-estima ecológica no contato com a terra e a biodiversidade e 2) manter o horto como espaço terapêutico de troca e construção de conhecimentos e práticas multidisciplinares. As oficinas despertam o interesse das crianças pelas tradições familiares, permitindo considerar a esfera local como promissora.agroecológicas no meio urbano. As oficinas despertaram o interesse das crianças pelas tradições familiares, permitindo considerar a esfera local como promissora.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.