Determinação da Biomassa e Atividade Microbiana do Solo sob Cultivo Orgânico do Feijoeiro-comum em Sistema de Plantio Direto e Convencional após Cultivo de Diferentes Espécies de Adubos Verdes
PDF

Palavras-chave

biomassa
carbono
adubo vede

Como Citar

Nascimento, J. B., Carvalho, G. D., Cunha, E. de Q., Ferreira, E. P. de B., Leandro, W. M., & Didonet, A. (2009). Determinação da Biomassa e Atividade Microbiana do Solo sob Cultivo Orgânico do Feijoeiro-comum em Sistema de Plantio Direto e Convencional após Cultivo de Diferentes Espécies de Adubos Verdes. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9513

Resumo

A biomassa microbiana é um indicador da qualidade do solo, sendo proporcionalmente a menor fração do C orgânico do solo e constitui uma parte significativa e potencialmente mineralizável do N disponível para as plantas. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo a determinação da biomassa e atividade microbiana do solo em dois sistemas de manejo. O experimento foi conduzido em sistema de produção orgânico na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão, localizada no município de Santo Antônio de Goiás, GO. A avaliação dos atributos relacionados à quantidade e atividade da biomassa microbiana do solo (carbono e nitrogênio da biomassa microbiana do solo, respiração basal e quociente metabólico) apresentou diferença significativa entre os sistemas de preparo do solo. Entretanto, não foram observadas diferenças significativas entre as coberturas do solo para alguns dos atributos estudados, somente para o quociente metabólico.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.