Produção de hortaliças em cultivo protegido com uso de técnicas de base ecológica viabilizando pequena propriedade familiar
PDF

Palavras-chave

agricultura familiar
estufas plásticas
produção orgânica

Como Citar

Reichert, L. J., & Casalinho, H. D. (2009). Produção de hortaliças em cultivo protegido com uso de técnicas de base ecológica viabilizando pequena propriedade familiar. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9511

Resumo

O cultivo de hortaliças no sistema de produção de base ecológica ou orgânica tem sido um desafio para muitos agricultores, uma vez que estão susceptíveis ao ataque de pragas e doenças, ainda mais quando as condições climáticas são adversas. Desta forma, pequenos agricultores estão buscando alternativas que viabilizem a produção de hortaliças por meio do cultivo protegido. As estufas plásticas tem sido uma alternativa viável para muitas propriedades agrícolas, onde o espaço é reduzido e há escassez de mão-de-obra. Foi o que fez a família Peters localizada no interior do município de Morro Redondo – RS em que construiu um conjunto de três estufas e nelas retiram cerca de 60% da renda bruta obtida pela unidade durante o ano. Neste trabalho é relatado o manejo das estufas, os cultivos realizados e os aspectos tecnológicos da produção de tomate, feijão-vagem, repolho e alface conduzidos no sistema em bases ecológicas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.