Experiências do Núcleo de Agricultura Sustentável do Cerrado (NASCer)
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
Instituto de Ciências Agrárias
Universidade Federal de Minas Gerais

Como Citar

Alvarenga, A. C. (2009). Experiências do Núcleo de Agricultura Sustentável do Cerrado (NASCer). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9497

Resumo

O Núcleo de Agricultura Sustentável do Cerrado (NASCer) foi formado em 2002 por estudantes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo de estudar e discutir sobre Agroecologia, cobrindo uma lacuna na formação acadêmica de agrônomos e zootecnistas, sob o ponto de vista da sustentabilidade ambiental e socioeconômica. Para a capacitação e formação de seus membros, o NASCer promove cursos, foruns de discussões e participação em eventos de Agroecologia. Por meio de parcerias, o Núcleo viabiliza atividades práticas junto a agricultores familiares e famílias em Assentamentos de Reforma Agrária, abordando produção agroecológica, matrizes energéticas, reconversão agroecológica de áreas de monoculturas, sementes crioulas e discussões acerca da política agrária brasileira. Com essas ações, o NASCer tem viabilizado melhor formação acadêmica de profissionais das ciências agrárias, no sentido de capacitá-los para buscar soluções sustentáveis em cenários agrícolas complexos e, ainda, tem viabilizado a extensão universitária em Agroecologia no Norte de Minas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.