Gestão Sustentável do Agroecossistema e da Paisagem: Assentamentos Rurais na Mata Atlântica
PDF

Palavras-chave

Assentamentos Rurais
Sistemas Agroflorestais
Participação Social
Agroecologia

Como Citar

dos Santos, J. D., Sobral, J. P., Le Moal, M. F., de Melo, C. V., & Kageyama, P. Y. (2009). Gestão Sustentável do Agroecossistema e da Paisagem: Assentamentos Rurais na Mata Atlântica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9488

Resumo

A agricultura familiar e as questões da reforma agrária incorporando a conservação da biodiversidade e o estabelecimento de agroecossistemas de base agroecológica é assunto de maior importância nas discussões contemporâneas sobre desenvolvimento rural. Se por um lado o movimento pela transição agroecológica no campo brasileiro, em contraponto à agricultura convencional, é cada vez maior, na prática, a incorporação e consolidação desta transição se depara com muitos desafios, de ordem técnica, cultural e política. Este trabalho busca, através da apresentação de experiências práticas de manejo sustentável de agroecossistemas e da paisagem, construídas participativamente em assentamentos rurais na Mata Atlântica, contribuir com a difusão e consolidação de tecnologias adequadas à agricultura camponesa, assim como compartilhar aprendizados e desafios na construção de um novo paradigma de desenvolvimento.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.