Implantação de um Sistema Agroflorestal (SAF) Através de Práticas Agroecológicas no Campus Ondina-Federação da UFBa.
PDF

Palavras-chave

Agrofloresta
Permacultura
Agroecologia.

Como Citar

Piovesan, J. C., de Oliveira, A. A., Santana, J. S., & da Silva, A. S. A. (2009). Implantação de um Sistema Agroflorestal (SAF) Através de Práticas Agroecológicas no Campus Ondina-Federação da UFBa. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9469

Resumo

Esta experiência foi conduzida numa área externa ao Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, caracterizada por solo degradado, dominado por capim e não desempenhava papel ecológico, educativo ou social. A partir das atividades desenvolvidas pelo grupo Organismo, como mutirões, grupos de discussão e plantios seguindo os fundamentos agroecológicos e permaculturais, a área se transformou e atualmente é conhecida como o ‘SAF de Bio’. São objetivos da implantação do Sistema Agroflorestal (SAF), o desenvolvimento de atividades e projetos pedagógicos, aulas de campo, pesquisas acadêmicas e atividades culturais, além da recuperação ambiental da área. Desde que trabalhamos com os princípios da agroecologia, o desenvolvimento do sistema mostrou rápido avanço e muitos dos estudantes envolvidos se aprofundaram nesta prática e hoje desenvolvem projetos acadêmicos, sociais e políticos baseados nesta estratégia sócioambiental de produção, recuperação de áreas degradadas e conservação.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.