Gestão Ecológica dos Recursos Naturais na Agricultura Familiar: a Experiência de uma Comunidade da Rede Ecovida de Agroecologia
PDF

Palavras-chave

sustentabilidade
Rede Ecovida de Agroecologia
dimensões agroecológicas
manejo dos recursos naturais
valores ecológicos

Como Citar

Melão, I. B. de. (2009). Gestão Ecológica dos Recursos Naturais na Agricultura Familiar: a Experiência de uma Comunidade da Rede Ecovida de Agroecologia. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9458

Resumo

As mudanças de paradigmas para a sustentabilidade de vida na Terra impõem um pensamento global e uma ação local. Este trabalho foi desenvolvido no contexto de ação da Rede Ecovida de Agroecologia, para demonstrar através de um estudo de caso de uma comunidade rural de base familiar, que os valores ecológicos representados pelos recursos naturais presentes, assumem importância para as atividades agrárias no escopo das dimensões agroecológicas. A metodologia de pesquisa baseou-se em roteiro estruturado de perguntas, aplicado junto às famílias da comunidade e lideranças e, em observações in loco nas instâncias da Rede. As informações colhidas foram sistematizadas e analisadas frente as orientações que a Rede tem como princípios. As conclusões apontam que as instâncias de articulação da Rede são espaços coletivos de discussão e orientação para o agricultor conduzir a gestão de sua propriedade e que a prática agroecológica é determinante para o manejo dos recursos naturais da propriedade rural.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.