Preservação e Manejo Sustentável de Abelhas Sem Ferrão no Estado da Bahia: Capacitação Para a Sustentabilidade
PDF

Palavras-chave

Meliponicultura
sustentabilidade
preservação ambiental.

Como Citar

Silva Souza, L., Santos do Nascimento, A., Peixoto Cavalcante da Silva, S. M., Carneiro dos Santos, P., Almeida Santana, A. L. L., Fernandes Vieira, J., Neiva de Jesus, J., de Jesus Oliveira, D., Pereira Andrade, J., Nascimento Costa, S., Barbosa Sampaio, R., Gonçalves Cirqueira, M., Gonçalves Cirqueira, P., de Oliveira Alves, R. M., da Silva Sodré, G., da Silva Santos, W., Santiago Machado, C., Clarton, L., Oliveira Fonseca, A. A., & Lopes de Carvalho, C. A. (2009). Preservação e Manejo Sustentável de Abelhas Sem Ferrão no Estado da Bahia: Capacitação Para a Sustentabilidade. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9456

Resumo

A criação das abelhas sem ferrão apresenta-se como alternativa de preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida de pequenos agricultores familiares. No entanto, em conseqüência do desmatamento, das queimadas e do uso de agrotóxicos, as abelhas sem ferrão brasileiras estão sofrendo um processo muito agressivo de redução da sua população em ambiente natural, sendo necessário, pois, a realização de ações que possam contribuir para preservação desse importante grupo de insetos úteis. Este trabalho tem por objetivo capacitar comunidades rurais do Estado da Bahia em preservação e manejo sustentável de abelhas sem ferrão. Foi realizado pelo grupo de Pesquisa Insecta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e no período 2003 - 2008 foram capacitados 1500 agricultores familiares das regiões da Chapada Diamantina, Metropolitana de Salvador, Recôncavo, Semi-Árido e Litoral Norte.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.