Identificação, Qualificação e Inserção no Mercado de Produtos Orgânicos na Região da Barreira do Andirá
PDF

Palavras-chave

mandioca
guaraná
agricultura orgânica

Como Citar

Fernandes, K. M., Lourenço, F. de S., & Lourenço, J. N. de P. (2009). Identificação, Qualificação e Inserção no Mercado de Produtos Orgânicos na Região da Barreira do Andirá. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9448

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar e qualificar as principais cadeias e arranjos produtivos da agricultura familiar e sua inserção no mercado na comunidade tradicional da Barreira do Andirá, município de Barreirinha, avaliar estratégias locais de organização da produção. Para sugerir propostas de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar nas localidades, é de fundamental importância conhecer as cadeias e arranjos produtivos e como elas se relacionam, para, através de sua organização, identificar as oportunidades oferecidas pelas mesmas e a sua participação mais efetiva e organizada no espaço de comercialização. Como ferramenta de pesquisa utilizou-se o método estudo de caso porque a referencia teórica é articulada dentro de uma problemática, a informação é interpretada e adaptada aos diferentes conhecimentos. As cadeias produtivas identificadas foram a do guaraná e da mandioca.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.