Perdas de Fósforo Total e Biodisponível no Escoamento Superficial em Cultivos de Hortaliças Convencional e Orgânico
PDF

Palavras-chave

qualidade da água
eutrofízaçao
contaminação

Como Citar

RAMOS, M. R., FAVARETTO, N., DIECKOW, J., DEDECEK, R. A., RIBEIRO, K. H., & ROSSA, U. B. (2009). Perdas de Fósforo Total e Biodisponível no Escoamento Superficial em Cultivos de Hortaliças Convencional e Orgânico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9442

Resumo

O uso intensivo de adubos minerais e orgânicos pode afetar negativamente a qualidade das águas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a concentração e a perda de fósforo no escoamento superficial em duas encostas sob cultivo de hortaliças no sistema convencional e orgânico. Amostras do escoamento superficial foram coletadas quinzenalmente durante o período de um ano. As perdas e concentrações de fósforo foram maiores no sistema convencional, porém, a fração biodisponível do fósforo total foi maior no sistema orgânico.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.