Educoagro (Educação Agroecológica): uma experiência com agricultores/as familiares e educadores/as sobre a escola do campo e a perspectiva agroecológica
PDF

Palavras-chave

agroecologia - educação ambiental - educação no campo.

Como Citar

Andrade, H. M. L. da S. A. A., & Andrade, L. P. de A. A. (2009). Educoagro (Educação Agroecológica): uma experiência com agricultores/as familiares e educadores/as sobre a escola do campo e a perspectiva agroecológica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9440

Resumo

O objetivo do EDUCOAGRO foi levantar a percepção dos agricultores, educandos e educadores em relação ao que se aprende e ao que se ensina nas escolas do campo e possibilitar uma aproximação entre expectativa e realidade. Tal estudo possibilita levantar subsídios para o processo ensino-aprendizagem, e resgatar conhecimento agroecológico (práticas mais tradicionais) dos agricultores, criando sentido e significado na escola. A pesquisa baseou-se na etnociência e na pesquisa-ação. Foram realizadas visitas nas escolas municipais de Jupi-PE, entrevistas semi-estruturadas e aplicados questionários com os atores sociais. Levantou-se que a escola é reconhecida como atributo de significado para os entrevistados e que entre as expectativas dos atores, apresenta-se: ensinar para os educadores, aprender para os educandos e os agricultores. A perspectiva agroecológica possibilita a reconstrução do conhecimento potencializando o saber popular e as práticas tradicionais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.