SITIO UTOPIA: NAS TRILHAS DA AGROECOLOGIA
PDF

Palavras-chave

Sistemas Agroecológicos
Brejo Paraibano
Desenvolvimento Rural

Como Citar

Freire, C. S., Araújo, E. R., & da Silva, J. (2009). SITIO UTOPIA: NAS TRILHAS DA AGROECOLOGIA. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9430

Resumo

O estudo parte da Agroecologia enquanto ciência, objetivando analisar as dinâmicas sócio-espaciais praticados por agricultores familiares agroecológicos do Brejo paraibano, tendo como estudo de caso o Sítio Utopia. A região é considerada o “celeiro” da agricultura, merece relevância ao apresentar como fatores contribuintes os aspectos naturais e culturais. Assim, foi observado o surgimento de iniciativas de desenvolvimento rural sustentável. A metodologia de observação participante e entrevistas semi-estruturadas buscaram sistematizar os enfoques agroecológicos em Alagoa Nova/PB no tocante a construção de uma “utopia ativa” que se desenvolve no Sítio Utopia. Os resultados são notados a partir das experiências e abordagens práticas na inserção de técnicas e alternativas para produção, e devido ao sitio passar a ser referencia em agricultura orgânica e Agroecologia, e seja nas iniciativas disseminação do conhecimento adquirido por meio de Jornadas Técnicas em Agricultura Orgânica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.