Manejo de Pomares Domésticos nas Condições do Norte de Minas Gerais
PDF

Palavras-chave

agricultura familiar
tratos culturais
fruticultura.

Como Citar

Silva, H. F. de J., Carneiro, P. A. P., Magalhães, H. M., Oliveira, N. C. C. de, de Paula Santos Martins, C., Moreira, T. M. B., Araújo, V. D., Barbosa, E. A., Gomes, J. G., & Lopes, P. S. N. (2009). Manejo de Pomares Domésticos nas Condições do Norte de Minas Gerais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9403

Resumo

Resumo Os pomares domésticos são para a agricultura familiar fonte de renda e alimento. Por isso a prática de boas formas de implantação e condução desses pomares é importante. Visando melhorar o manejo dos pomares domésticos foi realizado um curso por discentes e docentes da Universidade Federal de Minas Gerais e agricultores familiares em três comunidade rurais pertecentes a sub-bacia do rio dos Cochos, situado no município de Januária e Cônego Marinho, na região Norte do estado de Minas Gerais. O curso foi realizado baseado em quatro temas: Manejo do Solo e Nutrição, Irrigação, Poda de Frutíferas e Controle Alternativo de Pragas e Doenças. Foi elaborada e entregue aos agricultores uma cartilha com um resumo de todas as práticas e teorias mencionadas no evento. Ao final foi realizada uma avaliação das atividades do curso junto com os agricultores, verificando-se que com adoção de técnicas simples de manejo há um grande potencial de frutíferas a ser explorado nessas comunidades.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.