Construindo um futuro sustentável para a Pesca Artesanal: a utilização de biodiesel nas embarcações da Praia da Pinheira – Santa Catarina (BR)
PDF

Palavras-chave

atividade pesqueira
pescadores artesanais
energias alternativas
reaproveitamento resíduos
bicombustível

Como Citar

Severo, C. M., Moecke, E. S., & Cotrim, D. S. (2009). Construindo um futuro sustentável para a Pesca Artesanal: a utilização de biodiesel nas embarcações da Praia da Pinheira – Santa Catarina (BR). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9369

Resumo

Este trabalho relata o projeto de produção de biodiesel a partir de óleo de frituras para utilização em embarcações de pesca artesanal na Praia da Pinheira, Estado de Santa Catarina, comunidade caracterizada pela pesca e pelo turismo sazonal. Com o objetivo de reaproveitar um resíduo poluente, proporcionando um beneficio social através da correta destinação do mesmo, promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade. O óleo é coletado nos restaurantes da região e transformado em biodiesel na usina construída na localidade, sendo utilizado pelos pescadores da comunidade. Este projeto é financiado pelo CNPq e executado pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Como resultados ressaltam-se a qualidade do biodiesel obtido e o envolvimento da comunidade, tanto na disponibilização do óleo pelos restaurantes, quanto na utilização do biodiesel pelos pescadores. Além disso, destaca-se que este combustível é menos poluente, podendo-se caracterizar como uma prática agroecológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.