Caracterização da Criação Animal em Sistema Faxinal
PDF

Palavras-chave

manejo
silvipastoril
sistema tradicional de produção

Como Citar

Galvão Leite, D. M., Cherumbim, A. A., & Pereira, J. j M. de A. (2009). Caracterização da Criação Animal em Sistema Faxinal. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9346

Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar as criações de animais domésticos existentes no Faxinal Taquari dos Ribeiros, visando obter informações que poderão subsidiar a construção de um plano de manejo dos animais que viabilize a sustentabilidade do sistema silvipastoril tradicional, característico do faxinal. Foram aplicados questionários em 23,53% das residências, através de entrevistas realizadas com faxilanenses que possuíam criações animais. De acordo com os resultados, verificou-se que no Faxinal Taquari dos Ribeiros existem criações de suínos, bovinos, aves, eqüinos, ovinos, caprinos, abelhas e peixes, sendo as criações de eqüinos, suínos, aves e bovinos as mais representativas. Observou-se, também, que os rebanhos são compostos principalmente por raças nativas ou sem raça definida; a dieta dos animais é composta de alimentos provenientes dos recursos naturais e complementada, principalmente, com milho; a maioria dos acasalamentos entre os animais ocorre através da monta natural sem controle e que grande parte da produção animal é comercializada.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.