Resumo
O objetivo principal deste trabalho é apresentar alguns resultados do “Projeto Cultivando Saberes”, desenvolvido no Território de Cidadania Chapada Diamantina, na Bahia. O projeto visa qualificar extensionistas para atuarem como agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, na perspectiva agroecológica e do desenvolvimento sustentável, com ênfase no fortalecimento da agricultura familiar. Em 2008 foram capacitados 57 agentes no território. O conteúdo da formação além de estabelecer formas e processos de socialização de conhecimentos, visando aprimorar a ação dos agentes junto às famílias agricultoras, permitiu estabelecer uma relação de cumplicidade destes com as famílias agricultoras em relação ao processo de planejamento e gestão de suas atividades produtivas e a construção de estratégias de desenvolvimento rural sustentável. A utilização de ferramentas, técnicas e métodos participativos no processo de formação demonstrou que é um caminho facilitador da transição agroecológica.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.