Mãosementes conectadas: tecendo a rede colaborativa agroecológica de Parelheiros
PDF

Palavras-chave

agricultura urbana
economia solidária
periferia paulistana
pesquisa participante.

Como Citar

Marcelino, L. (2009). Mãosementes conectadas: tecendo a rede colaborativa agroecológica de Parelheiros. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9333

Resumo

Na atual falência dos sistemas de produção com base no alto consumo energético e na importação de insumos, urge a necessidade de alternativas socioambientalmente viáveis para alimentar a população humana. Nesse contexto, a ITCP-USP e o Grupo Cultivar de agricultores têm desenvolvido, por meio de encontros participativos e do trabalho coletivo, uma rede de produção agroecológica no extremo sul paulistano. Destacam-se como resultados dessa parceria a resignificação e o resgate de valores e práticas rurais tais como solidariedade e cooperação, o auto-reconhecimento dos agricultores enquanto trabalhadores dignos e fundamentais às cidades, e a consolidação de uma rede de consumo calcada nos princípios do comércio justo e solidário. A extensão universitária se mostra como prática capaz de propiciar a construção de conhecimentos outros, embasados na troca de saberes tradicionais e no desenvolvimento de tecnologias sociais, o que se dá pelo encontro entre universidade e comunidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.