Conservação de Recursos Genéticos Vegetais na Associação Comunitária de Terra Vista no Município de Arataca, Bahia
PDF

Palavras-chave

Preservação
germoplasma
camponês

Como Citar

OLIVEIRA, A. V. D. S., MAIA, A. D. L., LIMA, C. R., SANTOS, J. D. S., DA SILVA, J. O., COELHO, J. N., NASCIMENTO, M. D. S., NUNES, M. D. J., ANDRADE, R. S., BISPO, V. F., ANDRADE, E. B., & RIBEIRO, G. S. (2009). Conservação de Recursos Genéticos Vegetais na Associação Comunitária de Terra Vista no Município de Arataca, Bahia. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9329

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre as praticas de conservação on farm, na Associação dos produtores rurais do Assentamento Terra Vista, localizada no município de Arataca - Bahia, no corredor ecológico da Mata Atlântica. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi estruturadas tendo como instrumento um formulário de questões. Foram aplicados 25 questionários, no universo de 55 famílias de produtores rurais. As questões versam sobre a variedade de cultivos, equipamentos e insumos, local de cultivo, tratos culturais e conservação de sementes. Os resultados mostraram que existe uma tradicional prática de conservação on farm entre as famílias da comunidade assentada, sendo o banco de sementes a principal metodologia utilizada para preservação. Ocorre também o intercâmbio de sementes entre os camponeses da região.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.