Potencial da Utilização de Peixes no Preparo de Áreas de Arroz
PDF

Palavras-chave

rizipiscicultura
carpas
densidade de estocagem
arroz irrigado
preparo de solo

Como Citar

Winckler-Sosinski, L. T., Pagel, I., & Ramm, A. (2009). Potencial da Utilização de Peixes no Preparo de Áreas de Arroz. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9317

Resumo

O cultivo do arroz irrigado em áreas de difícil drenagem ou a falta de mão de obra, entre outros fatores, podem levar a necessidade de plantios em épocas inadequadas, aumentando custos de produção e diminuindo a produtividade. A rizipiscicultura é um sistema de cultivo de arroz onde os peixes são estocados dentro da lavoura, e que prevê que estes promovam o preparo do solo além de controle de plantas espontâneas e insetos, dispensando assim, o uso de agrotóxicos. O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de verificar o potencial de preparo de solo por diferentes densidades de estocagem de peixes de duas espécies de carpa em quadros a serem utilizados para o plantio do arroz pré-germinado e vantagens e desvantagens observadas na adoção desse sistema de cultivo em sistemas de agricultura familiar. Os resultados demonstraram que, apesar da baixa sobrevivência, densidades mais altas de estocagem de peixes possibilitam o plantio sem a necessidade de preparo do solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.