Ensino Técnico da Área Agropecuária sob o Enfoque do Agronegócio, Agroquímicos, Agroecologia e Agricultura familiar na Perspectiva do Desenvolvimento Rural Sustentável no Sudoeste do Paraná.
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Palavras-chave

Desenvolvimento Rural Sustentável
agroecologia
agricultura familiar

Como Citar

Pereira Ramos, C. E. C. (2009). Ensino Técnico da Área Agropecuária sob o Enfoque do Agronegócio, Agroquímicos, Agroecologia e Agricultura familiar na Perspectiva do Desenvolvimento Rural Sustentável no Sudoeste do Paraná. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9315

Resumo

Este trabalho analisou o modelo de ensino subseqüente da área agropecuária frente aos desafios do desenvolvimento rural sustentável. A implantação do modelo de ensino agrícola no Brasil contribuiu para a concretização do processo da revolução verde, ao mesmo tempo em que determinou a insustentabilidade econômica, social e ambiental dos agricultores familiares. Diante disso, através de revisões bibliográficas e pesquisa documental foram analisados a situação histórica e o modelo de ensino da área agropecuária, baseando-se nos RCN’s (Referenciais Curriculares Nacionais da área agropecuária). Para tais análises estabeleceram-se quatro categorias de análise: o agronegócio, agroquímicos, a agroecologia e agricultura familiar enfatizando a perspectiva de Desenvolvimento Rural Sustentável. Desta forma, concluiu-se que o agronegócio e os agroquímicos são categorias predominantes enquanto que a agricultura familiar e agroecologia não recebem a devida importância.
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