Organização de proprietários rurais por meio da cadeia produtiva da Palmeira Juçara (Euterpe Edulis) como alternativa de renda e conservação da Mata Atlântica.
PDF

Como Citar

Coutinho, J., Dias, G., & Souza, S. (2009). Organização de proprietários rurais por meio da cadeia produtiva da Palmeira Juçara (Euterpe Edulis) como alternativa de renda e conservação da Mata Atlântica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9305

Resumo

Este trabalho se inicia no Parque das Neblinas – Instituto Ecofuturo, Posto Avançado da Reserva da Biosfera, em parceria com a Cooperativa Pios da Mata, no distrito de Taiaçupeba, área de manancial do Alto Tietê, entorno do Parque Estadual Serra do Mar, núcleo Itutinga - Pilões. Vislumbrou-se a formação de uma rede de proprietários rurais particulares do entorno para a construção conjunta de um programa de manejo sustentável da juçara que se fundamenta na produção de polpa alimentar, sementes e mudas para regeneração de áreas degradadas. A organização dos proprietários rurais e difusão de práticas de manejo sustentável vêm a ser uma estratégia de conscientização das comunidades e uma alternativa de geração de renda que contribui com o repovoamento da palmeira Juçara. Plantio de mudas em áreas com praticas agroflorestais e a valorização da floresta em pé atua como estratégia para conservação do bioma Mata Atlântica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.