Caracterização do solo em barragens subterrâneas no Estado da Paraíba
PDF

Palavras-chave

captação de água
tecnologia social
semiárido

Como Citar

Lopes da Silva, M. S., de Oliveira Neto, M. B., Ferreira, G. B., Parahyba, R. da B. V., Cunha, T. J. F., & Chaves, V. C. (2009). Caracterização do solo em barragens subterrâneas no Estado da Paraíba. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9304

Resumo

Devido à irregularidade das chuvas, os agricultores do semi-árido estão sempre enfrentando riscos de perdas totais ou parciais de suas lavouras. Para vencer essas limitações, é imprescindível que se aumente a eficiência do aproveitamento das chuvas que caem nos agroecossistemas. Este aumento da eficiência pode ser conseguido através de acompanhamento periódico nas mudanças das características do solo provocadas pelo cultivo. O objetivo deste estudo foi caracterizar o solo da área de plantio de quatro barragens subterrâneas localizadas no Estado da Paraíba. Os resultados mostram que as quatro barragens acompanhadas apresentaram características físicas e químicas boas. É recomendado que se faça o monitoramento do solo para acompanhar evolução de sues atributos, principalmente no que diz respeito a salinidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.