Agentes Ambientais Rurais e Viveiristas: Manejo e Conservação da Mata Atlântica
PDF

Palavras-chave

capacitação
viveirismo
sociobiodiversidade

Como Citar

Fuhr, G., & Lütkemeier, K. L. (2009). Agentes Ambientais Rurais e Viveiristas: Manejo e Conservação da Mata Atlântica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9300

Resumo

Este documento visa relatar as atividades desenvolvidas pelo DESMA - Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (PGDR/UFRGS) e o Grupo Viveiros Comunitários (GVC/UFRGS), em parceria com a FEPAGRO - Unidade Maquiné, junto ao Projeto Agroculturas, proposto pela ONG ANAMA e financiado pelo MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, desenvolvido no município de Maquiné, RS, referentes à linha de ação “Capacitação de Agentes Ambientais Rurais e Viveiristas”. A partir de demandas locais para qualificação na produção de mudas nativas, propôs-se atividades de capacitação envolvendo dois cursos teórico-práticos, quatro saídas a campo e estágios de qualificação de jovens rurais. Através de metodologias participativas envolvendo a troca de saberes, buscou-se fomentar a diversificação dos sistemas de manejo e uso da biodiversidade, de forma a contribuir para maior inclusão social do público envolvido e para o aperfeiçoamento de suas formas de organização e atuação.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.